The national bank of kwait
CASO a: The National Bank of Kwait
AE I 2012-CASOa-N.10-JGORGULHO
Mapa Conceptual dos CAPITULOS I e II:
CAPITULO I
CAPITULO II
Mapa Conceptual do CASO:
Pergunta 1 Enuncia os problemas principais do ponto de vista da gestão com que o NBK se confrontava em 2003
Palavras-chave: Decisões lentas, decisões caras, sistemas online, informação unificada, agilidade, liderança tecnológica, Internet
O banco do Kuweit, líder regional nos serviços bancários tinha sistemas de informação isolados que não permitiam a partilha de informação entre os vários departamentos da empresa.
Este facto fazia com que o processo de decisão fosse caro e lento dado ser necessário um vasto conjunto de operações para recolher dados e consolidar informação.
Estes serviços não estavam adequados aos desafios de uma atividade com uma cada vez maior necessidade agilidade na reação à evolução dos mercados.
O banco do Kuweit pretendia ainda incrementar a sua quota de mercado através de uma atitude expansionista tanto a nível local como a nível global recorrendo a uma filosofia de funcionamento online sobre a Internet.
Referências Anotadas
Information Systems in Global Business Today. Capítulo 1, secção 1, pp. 68-69.
Pergunta 2: Enuncia os problemas principais do ponto de vista da organização com que o NBK se confrontava em 2003
Palavras-chave: Isolamento, departamentos, troca de dados, imagem unificada, processo de decisão, gestão de topo, gestão operacional, recursos, clientes
O isolamento informacional entre os vários departamentos do banco impedia a obtenção de uma imagem unificada do banco em termos de informação e conduzia a um processo de tomada de decisão demorado e caro.
A dispersão de sistemas também conduzia à existência de um fosso organizacional entre a gestão de topo e a gestão operacional dada a ausência de processos integrados que provocavam igualmente uma deficiente gestão de recursos e de serviços para os clientes.
Referências