Sistemas de Informaçoes em Auditoria
“Dado - é definido como “um valor quantitativo referente a um fato ou circunstância”, ” o número bruto que ainda não sofreu qualquer espécie de tratamento estatístico” ou “ a matéria- prima da produção de informação”. (Brasil, 2005)
Informação - é entendida como “ o conhecimento obtido a partir dos dados”, “ o dado trabalhado ou “ o resultado da análise e combinação de vários dados”, o que implica em interpretação , por parte do usuário. É “ uma descrição de uma situação real, associada a um referencial explicativo sistemático”. A Informação é o instrumento essencial para a tomada de decisões. Nesta perspectiva se torna imprescindível o uso da informação para a tomada de decisão e subsequente ação. (Brasil,2005)
II.1.1.2 Informação em Saúde e Sistema em Saúde:
A Informação em Saúde deve ser entendida como um instrumento de apoio decisório para conhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica. Entende-se sistema como o “conjunto integrado de partes que se articulam para uma finalidade comum.” devendo este disponibilizar o suporte necessário para que o planejamento, decisões e ações dos gestores não se baseie em dados subjetivos e/ou conhecimentos ultrapassados. (Brasil, 2002)
O Sistema de Informação em Saúde defini-se como “conjunto de unidades de produção, análise e divulgação de dados que atuam integradas e articuladamente com o propósito de atender às demandas para o qual foi concebido” e é o suporte para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação, acompanhamento e avaliação dos modelos de atenção à saúde e das ações de prevenção e controle de doenças. (Brasil, 2005)
O sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) utiliza sistemas e redes como ferramentas para obtenção de dados e análise dos mesmos como apoio para a realização de auditorias analíticas e operacionais.
Dentre os vários sistemas, destacaremos 3 dos mais utilizados pelo SNA, à saber:
• SIA/SUS: Sistema de Informações