Sistemas De Informacao
Sistemas, Processos e Informações
Ao observarmos o funcionamento de um setor específico ou uma organização em sua totalidade, podemos verificar a existência de um padrão na forma como os diversos recursos (equipamentos, procedimentos, informações, entre outros), juntamente com as pessoas, se configuram, fato este que se repete inclusive em organizações de diversos portes e com características operatórias diferentes. Desta forma se pode perceber que o controle da informação é essencial para o monitoramento eficiente dos procedimentos. Com base nesta linha argumentativa surgem as seguintes questões: seria possível estabelecermos um modelo genérico para estudo e compreensão de uma organização e suas respectivas áreas? E como compreender, classificar e modelar os fluxos de informações intra e extra-organizacionais? Para responder a estas perguntas faz-se necessário sedimentar os conceitos que serão discutidos neste capítulo, atingindo os objetivos propostos.
Sistemas
No módulo intitulado Administração: introdução e teorias, estudado no seu curso, foi discutida a Teoria de Sistemas. Esta teoria, derivada das ciências naturais, procura entender o mundo como um grande organismo vivo que interage com o meio ambiente, retirando dele elementos e devolvendo outros. As ciências sociais aplicadas adaptaram este modelo amplo para explicar os fenômenos organizacionais de interação com o ambiente de negócios. Neste sentido, o termo Sistema poderia ser definido como:
Conjunto de partes, componentes, que interagem entre si, de forma ordenada, a fim de atingir um objetivo comum (STAIR,
1998; LAUDON & LAUDON, 2004).
11
Curso de Graduação em Administração a Distância
Esse conceito pode ser utilizado para compreender sistemas de quaisquer naturezas, sejam eles organizacionais ou naturais.
Exercício Resolvido:
A partir desse conceito explique o que há em comum entre o
Sistema Solar, o Sistema Circulatório Humano e o Sistema de transporte de uma cidade.
De acordo com o