Sistemas De Informa O
• Informação: é o resultado do processamento dos dados pelo computador. Uma informação pode ser considerada como dado para outro processamento e, por isso, muitas vezes é referenciada como dado de saída.
• Conhecimento: Vai além de informações, pois além de ter significado, tem uma aplicação, constitui um saber, produz ideias e experiências que as informações não são capazes de mostrar.
• Sistemas Operacionais: É uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções reescritas para cada aplicativo.
• Linguagem de programação: Conjunto de símbolos (comandos, identificadores, caracteres) e regras de sintaxe que permitem a construção de sentenças que descrevem de forma precisa ações compreensíveis e executáveis para o computador.
Uma linguagem de programação é uma notação formal para descrição de algoritmos que serão executados por um computador. Como todas as notações formais, uma linguagem de programação tem dois componentes: Sintaxe e Semântica. A sintaxe consiste em um conjunto de regras formais, que especificam a composição de programas a partir de letras, dígitos, e outros símbolos. Por exemplo, regras de sintaxe podem especificar que cada parênteses aberto em uma expressão aritmética deve corresponder a um parênteses fechado, e que dois comandos quaisquer devem ser separados por um ponto e vírgula. As regras de semântica especificam o “significado” de qualquer programa, sintaticamente válido, escrito na linguagem.
Existem diversas linguagens de programação, cada uma com suas características específicas e com níveis de complexidade e objetivos diferentes: Linguagem de Máquina Única compreendida pelo computador.