sistemas de impermeabilização
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Marcelino Gomes Pereira
SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Cuiabá/MT
Setembro/2013
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Marcelino Gomes Pereira
SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Esse trabalho foi solicitado pela Profª. Ivanna Maria Da Silva Gomes que atua na disciplina Construção Civil II como método parcial de avaliação.
Cuiabá/MT
Setembro/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A impermeabilização tem seus fundamentos e critérios para que seus efeitos sejam satisfatórios, com isso através desta pesquisa é possível demonstrar que há inúmeras formas de se proteger a estrutura, que esta sujeita a vários fatores causadores de deterioração da mesma, não desprezando as recomendações das NBR’s, que contribui para que tais serviços sejam realizados devidamente, e com parecer técnico de alguns especialistas desta área para que este conhecimento seja mais rico e confiável para o entendimento de todos sobre o assunto.
1. SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
Conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade a partes de uma construção.
ESTANQUEIDADE: Propriedade de um elemento (ou de um conjunto de componentes) de impedir a penetração ou passagem de fluídos através de si, a sua determinação está associada a uma pressão limite de utilização (a que se relaciona com as condições de exposição do elemento).
1.1. CONCEITUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
A impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas, fluídos e vapores, podendo contê-los ou dirigi-los para o local que se deseja. A importância de impermeabilização, além de permitir a habitabilidade e funcionalidade da construção civil, é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com