Sistemas de gerenciamento
TRABALHO
Sistemas de Gerenciamento
Porto Alegre
2011
1. ERP
2.1 Conceitos
Segundo CHOPRA e MENDL, 2003.
‘Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes. ’
ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning, ou em português SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial).
Como o significado mesmo diz, é um sistema de informações transacionais, cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia. Pode-se dizer que é um sistema integrado, que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados.
As funcionalidades de um sistema como o ERP variam muito conforme a natureza da atividade da empresa que o utiliza, tipos de mercado em que atua legislação aplicável, tamanho da empresa e outros fatores. Porém, de maneira geral, as principais funcionalidades são as seguintes: Organizar todos os cadastros da empresa, como clientes, fornecedores, produtos e outros; Realizar operações de venda; Emitir notas fiscais; Realizar operações de compra; Controlar a entrada e saída de itens de estoque; Controlar ordens de produção ou ordens de serviço; Emitir relatórios sobre o desempenho dos processos operacionais e Emitir relatórios gerenciais e estratégicos.
Com o desenvolvimento destas ações é possível alcançar a automação e armazenamento de todas as informações de negócios, eliminando assim recursos manuais, tornando possível baixar custos em uma empresa entre outros, na qual vamos relatar mais no decorrer do trabalho.
A manutenção de dados de uma empresa é muito importante, aliás, uma das coisas mais importantes em uma organização empresarial, por isso o uso do ERP é tão importante