Sistemas de energia fortescue
Engenharia Elétrica
Teorema de Fortescue
Adilson Engroff Machado
São Luiz Gonzaga – RS
Junho – 2015
TEOREMA DE FORTESCUE:
"Um sistema desequilibrado de n fasores correlacionados pode ser decomposto em n sistemas de fasores equilibrados denominados componentes simétricos dos fasores originais. Os n fasores de cada conjunto de componentes são iguais em módulo e os ângulos entre fasores adjacentes do conjunto são iguais".
COMPONENTES SIMETRICAS
São mecanismos feitos para facilitar algumas resoluções analíticas de circuitos elétricos desequilibrados, como as máquinas elétricas polifásicas e alguns tipos de transformadores polifásicos. Consistem de grandezas positivas, negativas e de seqüência-zero. Basicamente os valores de seqüência-positiva são aqueles presentes durante condições trifásicas equilibradas. As grandezas de seqüência-negativa medem a quantidade de desbalanço existente no sistema de potência e as grandezas de seqüência-zero estão mais comumente associadas ao fato de se envolver a terra em condições de desbalanço. As componentes simétricas são usadas para calcular as condições de desbalanço de um sistema trifásico usando somente o cálculo monofásico. Isso simplifica enormemente o processo do cálculo das grandezas de falta nos sistemas de potência.
As componentes simétricas ou também chamadas componentes de sequência, representam uma abordagem clássica para análise de sistemas trifásicos senoidais em condições desequilibradas. Essa ferramenta proposta por Fortescue permite a decomposição de um sinal trifásico periódico senoidal em três sistemas trifásicos compostos pelas componentes de sequência positiva, sequência negativa e sequência zero. A utilização das componentes simétricas têm como foco simplificar a análise de um sistema elétrico.
Para um sistema trifásico simétrico e equilibrado, uma análise monofásica pode ser estendida para as demais fases. Já