AULA _COMPONENTES SIMÉTRICAS

1155 palavras 5 páginas
UFPR- Universidade Federal do Paraná
Curso de Engenharia Elétrica

COMPONENTES SIMÉTRICAS
TE 061 – Introdução aos Sistemas de Energia Elétrica

Introdução


Análise por Componentes Simétricas o 1918: Dr. C. L. Fortescue criou a ferramenta para lidar com circuitos polifásicos desequilibrados.

o

Faltas assimétricas - curto-circuitos, impedância entre linhas, impedância de uma ou de duas linhas para a terra, etc.

o

Componentes Simétricos são mecanismos feitos para facilitar algumas resoluções analíticas de circuitos elétricos não equilibrados, como as máquinas elétricas polifásicas, e alguns tipos de problemas de transformadores polifásicos.
UFPR- Universidade Federal do Paraná

Introdução


Definição o um sistema desequilibrado de n fasores correlacionados pode ser decomposto em n sistemas de fasores equilibrados - componentes simétricos dos fasores originais.

o

os n fasores de cada conjunto de componentes são iguais em comprimento e os ângulos entre os fasores adjacentes do conjunto são iguais.

UFPR- Universidade Federal do Paraná

Introdução


Importância o As componentes simétricas são usadas para calcular as condições de desarranjo de um sistema trifásico (usando o cálculo monofásico).

o

Isso simplifica o processo do cálculo das grandezas de falta nos sistemas de potência. o

Os valores de sequência positiva são aqueles presentes durante condições trifásicas equilibradas. o

As grandezas de sequência zero estão mais comumente associadas ao fato de se envolver a terra em condições de desbalanço.
UFPR- Universidade Federal do Paraná

Introdução


Os conjuntos equilibrados de componentes são:
1. Sistema de sequência positiva: Sistema trifásico equilibrado (defasagem de 120° entre si) com a mesma sequência de fase do sistema desequilibrado; 2. Sistema de sequência negativa: Sistema trifásico equilibrado (defasagem de 120° entre si) com a sequência de fase inversa a do

Relacionados