Sistemas de arquivos
Turma: TDS 121A
Trabalho realizado por: - Marcos Kettermann (matrícula 1201200244) - Fabíola B. Winnikes (matrícula 1201200320)
Sistemas de Arquivos
INTRODUÇÃO
O sistema de arquivo atual vem da idéia dos armários de pastas onde colocava-se vários documentos em papel. Essa idéia implementada digitalmente para computador passou a ser o local do computador que guarda os dados dos usuários. Ele funciona como um intermediário entre o disco rígido e os arquivos armazenados em seu computador.
O disco rígido, do ingles hard disk (HD), tem a função de armazenar todos os dados dos documentos do computador, porém o HD não organiza os arquivos por si só.
É o conjunto de regras que definem a maneira como os dados do usuário, programas, informações de configuração, entre outras, serão gravados e gerenciados nos dispositivos de armazenamento acessados pelo computador. Essas informações serão armazenadas fisicamente nos dispositivos, e gerenciadas pelo sistema operacional através de estruturas de dados, que serão a representação lógica das informações. Um sistema operacional geralmente é caracterizado pelo sistema de arquivos que utiliza, mas um mesmo sistema operacional pode utilizar mais de um sistema de arquivos para gerenciar os do computador.
ORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE ARQUIVOS
A maioria dos sistemas de arquivos trabalha organizando os dados em blocos de informação, sendo que o tamanho de cada bloco dependerá de algumas características específicas de cada sistema de arquivos, e do dispositivo de armazenamento utilizado. Um exemplo de utilização de blocos de informação pode ser o seguinte: em um disco-rígido de 40 GB utilizam-se blocos de informação de 4 KB de tamanho, assim o disco é dividido em 10milhões de blocos de informação. Os blocos de informação são utilizados, pois todo o controle da informação é feito utilizando-se os blocos como unidade básica de informação. Esse conceito surgiu no início da utilização de