Sistemas de Apoio à decisão
No âmbito da disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão, do 3ºano da licenciatura de Marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, o nosso grupo propôs-se a realizar a “Opção 1 – Companhia de seguros”, no que diz respeito ao Projecto 2, um dos parâmetros de avaliação da disciplina acima referida.
Para a realização deste trabalho necessitávamos de um sistema de mineração de dados, recorremos assim ao Weka que rapidamente se conceituou como a ferramenta de Data Mining mais utilizada a nível académico
Fase 1
O nosso negócio consiste numa companhia de seguros que faz um estudo de mercado aos seus 5822 clientes, de modo conhecer melhor os seus comportamentos e características utilizando assim 85 atributos desde os sócio -económicos, a características dos seus produtos de modo a perceber quais são os que tem tendência para adquirir um seguro de caravana, que é o nosso foco principal.
Desta maneira utilizamos o Data Mining para que sob os dados armazenados permita procurar relações similares ou de discordância, encontrando automaticamente padrões, anomalias e regras com o objectivo de transformar dados aparentemente ocultos em informação útil.
Fase 2/Fase 3
Ao analisar as variáveis fizemos simultaneamente uma transformação de nominais para numéricas a todas as que no domínio de valores não nos pediam para ir buscar a restante informação a tabelas em anexo (Lo;L1;L2;L3;L4)
85.CARAVAN - Esta variável nominal é a variável objectivo e representa os clientes que tem seguros de caravana.
A variável apresenta dois valores:
1- 5474 Clientes sem seguro de caravana
2- 348 Clientes com seguro de caravana
1. MOSTYPE- Esta variável nominal apresenta a subcategoria da zona de residência do cliente. Existem 41 valores diferentes, sendo que a maior parte dos nossos clientes reside em zonas onde os habitantes tipo são famílias de classe baixa