Estatística
UFOP
Professora Érica Castilho Rodrigues
Dados estatísticos na Engenharia Civil
Setembro de 2013
Isabela Fernanda
Paula Anunciação Matias Campos
Índice:
1- Introdução
2- Descrições
2.1- Estatística Descritiva
2.2- Estatística Inferencial
3 – Fonte de dados
4- Análise
5- Conclusão
6- Referências Bibliográficas
1- Introdução:
Durante a realização de uma análise, deve-se ter conhecimento da grande quantidade de incertezas inerentes aos processos. Na Engenharia Civil a dosagem de concreto e a proporção adequada dos materiais constituintes – cimento, agregado miúdo, agregado graúdo, água e eventualmente aditivos, devem ser estudados com cuidado.
Vários fatores interferem na resistência à compressão do concreto, desde a heterogeneidade dos materiais até seu transporte, lançamento, adensamento e cura. Com o objetivo de identificar os fatores que influenciaram na variabilidade dos dados de dosagem de concreto, serão utilizadas técnicas estatísticas.
2- Descrições:
A Estatística Dedutiva ou Descritiva consiste na recolha, apresentação, análise e interpretação de dados numéricos, através da criação de instrumentos adequados: quadros, gráficos e indicadores numéricos (Reis, 1996). Portanto, a Estatística Descritiva visa somente descrever e analisar um certo grupo (amostra) sem daí retirar conclusões ou inferências sobre a população da qual foi retirado esse grupo (Barreiros, 1984).
Já a Estatística Indutiva ou Inferencial é o conjunto de técnicas, assentes na teoria das probabilidades, que permitem construir proposições de caráter probabilístico acerca da população, partindo da observação de alguns dos seus elementos (amostra) (Vairinhos, 1996). Na Inferência Estatística a questão central é: como usar os dados para tentar obter conclusões acerca do todo ou população de onde são originários os dados (Vairinhos, 1996).
3 – Fonte