Sistemas da informação
IDE ou SCSI? Ou por outras palavras, será que vale a pena comprar hardware SCSI? São perguntas que se colocam muitas vezes quando queremos comprar um computador novo ou fazer um upgrade. Neste artigo procurarei fornecer-lhe as informações essenciais para que possa escolher o que mais lhe convém.
Introdução
O interface IDE surgiu como sucessor para os interfaces ST-506 e WD1002/WD1003. Actualmente é o standard usado em todos os computadores pessoais, incluindo os Apple Macintosh, que antes incluíam SCSI em todos os modelos, e até estações de trabalho de gama baixa. A razão principal para o abandono do SCSI em favor do IDE nos computadores pessoais é o seu menor custo. Além disso, as inovações incluídas no standard IDE (a maioria das quais copiadas do SCSI) permitiram aumentar a sua performance e flexibilidade.
O SCSI é muito popular nos servidores e mesmo nos computadores pessoais de gama alta, se bem que se nota uma tendência para ser substituído em algumas aplicações por tecnologias recentes como o USB ou o IEEE 1394 (também conhecido como Firewire, iLink ou DV). Mas por enquanto nenhum destes interfaces constitui uma alternativa credível ao SCSI, no caso do USB devido à sua reduzida performance e elevada utilização do CPU, e no caso do IEEE 1394, por causa da fraca penetração no mercado deste interface, que se deve ao custo elevado dos controladores.
IDE vs SCSI
A primeira coisa a ter em conta é a performance do disco rígido, seja ele IDE ou SCSI. Critérios a ter em conta são a taxa de transferência (quantos Megabytes o disco consegue ler por segundo), o tempo de acesso (tempo que