Sistemas Contábeis
Quando falamos em opções de pagamento, nada é mais conveniente do que o pagamento eletrônico. Você não tem que emitir um cheque, passar um cartão de crédito ou lidar com dinheiro vivo tudo o que precisa fazer é inserir algumas informações no seu navegador de Internet e clicar com o mouse. Não é de admirar que cada vez mais as pessoas estão optando pelo pagamento eletrônico ou e-payment, como uma alternativa a enviar cheques pelo correio.
Um pagamento eletrônico é qualquer tipo de pagamento que não utiliza dinheiro vivo ou cheque de papel. Os métodos de pagamentos eletrônicos incluem cartões de crédito, cartões de débito e a rede de ACH (câmara de compensação bancária automatizada). O sistema ACH compreende o depósito direto, débito direto e os cheques eletrônicos (e-cheques).
Tipos de transações:
1. Um pagamento único de cliente para fornecedor é geralmente usado quando você compra pela Internet em um site de comércio eletrônico. Você clica no ícone de compra, digita as informações do seu cartão de crédito e conclui a operação. O site processa as informações de seu cartão de crédito e envia um e-mail notificando que o pagamento foi recebido. Em alguns sites, você pode usar um cheque eletrônico em vez do cartão de crédito. Para pagar por cheque eletrônico, você digita seu número de conta corrente e os números de seu banco. O fornecedor autoriza o pagamento através do banco do cliente, que, então, inicia uma transferência eletrônica de fundos (TEF) ou imprime um cheque e envia pelo correio para o fornecedor.
2. Um pagamento recorrente de cliente para fornecedor quando você paga uma conta através do débito direto programado de sua conta corrente ou uma cobrança automática para seu cartão de crédito. Este tipo de pagamento costuma ser oferecido por empresas de seguro de carro, empresas telefônicas e empresas de administração de empréstimos. Alguns contratos a longo prazo (como em academias de ginástica) requerem este tipo de