Tcc Administração
O ambiente organizacional é influenciado, continuamente, pelas alterações internas e externas, sendo as mais estudadas as de turbulência do mercado, globalização, mudanças no comportamento dos consumidores e alta competitividade. Estas alterações fazem com que as organizações busquem incessantemente meios que garantam sua sobrevivência mercadológica. Para se manterem ativas neste ambiente, as instituições lançam mão de várias estratégias que implicam na utilização de diferentes ferramentas, tais como a tecnologia da informação.
Tecnologia da informação é um termo amplo que, além dos conceitos de sistemas de informação, engenharia de software, hardware ou informática, envolve também os aspectos humanos, gerenciais e organizacionais (LAURINDO, 2001). Por estes motivos, a abordagem desenvolvida neste trabalho utiliza o termo tecnologia da informação (TI), associando o conceito de sistemas aos aspectos humanos e sua relação com esta tecnologia.
Por que investir em Sistemas de Informação
Hoje em dia, existe o consenso de que na sociedade pós-industrial, cuja economia assume tendências globais, a informação passou a ser considerada um capital precioso equiparando-se aos recursos de produção, materiais e financeiros. O que tem sido relevante é a mudança fundamental no significado que a informação assume na nova realidade mundial de uma sociedade globalizada: agora a informação não é apenas um recurso, mas o recurso. A aceitação desta idéia a coloca como o recurso-chave de competitividade efetiva, de diferencial de mercado e de lucratividade nesta nova sociedade.
A importância da informação para as organizações é universalmente aceita, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento de gestão. Portanto, a gestão efetiva de uma organização