Sistemas contabeis
Brasília – DF, 09 de dezembro de 2013.
1. A Organização:
Para desenvolvimento deste trabalho foi escolhida a empresa Embraer S.A (Empresa Brasileira de Aeronáutica), companhia de capital misto e de controle estatal, atuante no mercado aeroespacial.
A empresa possui unidades em cinco países, além do Brasil: China, EUA, França, Portugal e Singapura
Fonte: EMBRAER
As aeronaves desenvolvidas por esta organização são dividas em 4 segmentos: Aviação Executiva, Aviação Comercial, Aviação de Segurança e Defesa e Aviação Agrícola. Ao final do 3º trimestre de 2013, a organização possuía um quadro que contava com 19.164 colaboradores.
Fonte: EMBRAER
2. Sistema de Informação, Estrutura Organizacional e Processo de Produção:
2.1. Sistema de Informação
Devido ao porte da empresa em questão, faz-se necessário que a mesma utilize sistemas formais de informações para controle e decisão. Por ser uma Sociedade Anônima, deve publicar balanços anuais, conforme a Lei das Sociedades Anônimas e garantir o máximo de transparência aos seus investidores.
2.2. Estrutura Organizacional
A seguir, é apresentado um organograma composto pela alta administração da organização. A Embraer é administrada pelo seu Conselho de Administração, composto por onze membros, responsável pelo estabelecimento das políticas gerais de negócios e eleição e supervisão da gestão de novos Diretores. Os Diretores Estatutários são responsáveis por gerenciar as atividades cotidianas da entidade e possuem mandato de 2 anos conforme Estatuto Social. Possui o Conselho Fiscal a atribuição de rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas. O Comitê de Estratégia assessora o Conselho de Administração no estabelecimento do Plano Estratégico e do Plano de Ação, com foco nos objetivos, macroprojetos e avaliações de oportunidades potenciais de novos negócios. O Comitê de Auditoria e Risco auxilia