Sistemas Complexos
Gestão da Mudança, Sistemas Complexos e Técnicas de Cenários
Introdução
Na administração moderna existe a necessidade de se pensar em diversos níveis, devido a complexidade do mundo moderno e todas as possibilidades que as organizações podem vir a enfrentar, em um cenário de mudança essas possibilidades se ampliam de maneira a ser necessário estabelecer sistemas para organizar os esforços de todas as áreas e atualizar os sistemas da organização, é necessário pensar em todos os possíveis cenários de maneira a elaborar opções plausíveis para o futuro através do estabelecido na mudança, a partir da pesquisa realiza, pude notar que os três temas escolhidos estão intrinsicamente interligados.
1 . O que é a Gestão da Mudança?
Pessoas diferentes interpretam a expressão gestão da mudança de modos diferentes. Profissionais de Tecnologia da Informação podem entendê-la como sendo o gerenciamento do controle de versões de software e hardware. Outros da área de gestão de pessoas podem entendê-la como sendo comunicação e treinamento ou considerá-la como sendo desenvolvimento organizacional. No contexto do gerenciamento de projetos, a expressão tem sido usada para descrever mudanças no cronograma ou no escopo.
Uma definição clara de gestão da mudança é fundamental para a comunicação correta entre profissionais que apóiam projetos e iniciativas e entre organizações que buscam desenvolver competências e alcançar melhores resultados por meio da gestão do lado humano da mudança.
Esta definição pode surgir da compreensão das relações lógicas apresentadas na figura abaixo, a partir da identificação da necessidade de melhoria dos resultados da organização.
A referência de qualquer projeto é o resultado e a melhoria organizacional. Para isto, definem-se projetos ou iniciativas de mudanças técnicas. Por outro lado, em qualquer mudança é essencial que as pessoas realmente mudem sua maneira de trabalhar para que as mudanças técnicas