Sistemas apoio a tomada de decisao
SAD é um sistema de apoio à tomada de decisão que é composto por uma classe de Sistemas de Informação (SI), pois analisa um grande numero de variáveis para se obter o posicionamento da questão, gerando possibilidades e reproduzindo cenários de acordo com premissas e dados estabelecidos.
Características:
Trabalhar com diversas fontes de dados:
Utilizando o SAD é possível buscar informações em banco de dados diferentes, mesmo que estejam em lugares distintos.
Variedade nos Relatórios:
O SAD disponibiliza os relatórios com uma variedade maior de formatos, mostrando somente as informações necessárias.
Análise de Sensibilidade, Simulação e Análise de Tomada de Decisão.
Pois é possível modificar hipoteticamente os dados franqueando uma visão do que acontecerá se aquela decisão for tomada.
Objetivo:
O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do tomador de decisões.
Estrutura:
Os componentes de SSD incluem um banco de dados usado para consulta e análise, um sistema de software com modelos, datamining e outras ferramentas analíticas e uma interface com o usuário.
O banco de dados SAD contem uma coleção de dados atuais e históricos, os sistemas de software que pode conter várias ferramentas OLAP e a interface do SAD pode ser física, matemática ou verbal.
Exemplos de métodos:
Modelos estatísticos, modelos de otimização, modelos de previsão, modelos de biblioteca, modelos de análise de sensibilidade.
Arquitetura:
- Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): Gerenciador de Dados armazena a informação (que pode ser um repositório organizacional tradicional; remoto, com a utilização da internet para acesso, ou personalizado para cada usuário).
- Sistema Gerenciador de Modelagem Básica (MBMS).
Gerenciador de Modelagem que faz a representação de eventos, fatos ou situações (usando vários tipos de modelos, dois exemplos são modelos de otimização e modelos