sistemas alternativos de energia
Introdução
Constantes problemas ambientais, causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia. As energias renováveis são obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto inesgotáveis, ao contrário das energias não-renováveis. Criando uma pequena poluição ao meio ambiente, são excelentes alternativas às energias tradicionais, principalmente num momento de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
A busca por sistemas alternativos de energia tornou-se devotada, devido ao grande aumento de consumo, e dependência mundial de gerações, por energia através de fontes não renováveis, e ainda, além disso, muitas e de grande utilização são poluentes.
O aquecimento no planeta é uma realidade e, se nada for feito, ele causará desastrosas consequências para a biodiversidade e para o ser humano. Por isso, precisa-se que empresas e mesmo governos abandonem fontes não renováveis de geração de energia, como o petróleo e o carvão, e até mesmo fontes hoje que chegam a quase 78% de utilização no Brasil que são as hidrelétricas, responsáveis pelas grandes inundações em territórios, além muitas vezes da enorme relocação de pessoas, e ainda do aquecimento global emitido pelo grande percentual de metano favorável a esta área , entre outros problemas causados por esse tipo de energia. O que hoje pode ser feito, é substituir energias como estás citadas anteriormente, que além de poluidoras, são causadoras de grandes modificações no solo, estás podem ser substituídas por energias que além de serem renováveis, possuem o mínimo possível de agressão ao nosso ecossistema, ou seja, sistemas alternativos de energia, entre eles destacam-se a seguir: energia solar, energia eólica, energia de biomassa, energia das ondas (mareomotriz), energia azul, energia geotérmica. Esta é uma estratégia não só para reduzir