sistema de fluidos
Conjunto formado por máquinas e/ou dispositivos cuja função é extrair ou adicionar energia de/para um fluido de trabalho.
O fluido de trabalho pode estar confinado entre as fronteiras do sistema formado pelo conjunto de máquinas e dispositivos, ou escoar através destas fronteiras (o que, para nossa análise, caracteriza um volume de controle na perspectiva da termodinâmica ou da mecânica dos fluidos).
Constituem os sistemas fluidomecânicos: as máquinas de fluido, e os sistemas hidráulicos e pneumáticos.
As máquinas, nesta disciplina, são entendidas como transformadores de energia. São constituídas de um motor e um gerador, normalmente acoplados através de um eixo. O motor é acionado por uma certa modalidade de energia, transforma-a em trabalho, que é transmitido, através do eixo, ao gerador. Este, por seu lado, transforma-o na modalidade final de energia desejada. Exemplos típicos: turbina hidráulica, bomba centrífuga, ventiladores, compressores frigoríficos, bomba de ar manual, freio hidráulico de um veículo, dinamômetro hidráulico.
As máquinas podem ser sub-classificadas: máquinas de fluido: agente fornecedor ou receptor de energia no rotor é um fluido em escoamento através das fronteiras do volume de controle; controles hidráulicos e pneumáticos: fluido confinado transmite força, torque ou potência.
As máquinas de fluido, por sua vez, se sub-dividem em: máquinas de fluxo; máquinas de deslocamento
Exemplos de máquinas de fluxo:
Máquinas de Fluxo
Fluido de trabalho
Designação
líquido turbina hidráulica e bomba centrífuga gás (neutro) ventilador, turbocompressor vapor (água, freon, etc) turbina a vapor, turbocompressor frigorífico gás de combustão turbina a gás, motor de reação
Exemplos de máquinas de deslocamento:
Máquinas de Deslocamento
Fluido de trabalho
Designação
líquido bomba de engrenagens, de cavidade progressiva, de parafuso gás (neutro) compressor alternativo,