Sistemas Fluido mecanicos
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – 7° SEMESTRE – 2013
DISCIPLINA - SISTEMAS DE FLUÍDOS MECÂNICOS
COMPONENTES DO GRUPO
ABIMAEL CARANA JUNIOR RA: 30011411
EVANDRO LEITE CASAVECHIA RA: 30010263
HENRIQUE RASTELLI RA: 30006476
IVAN GOMES BROLO RA: 30007845
LEANDRO LIMA VIEIRA RA: 30000079
MARCOS ANTUNES TRIVELIN RA: 5219980037
RELATÓRIO COMPLETO
PROFESSOR: CLAUDENIR TERSETTI
SANTO ANDRÉ, 04 DE JUNHO DE 2013.
SUMÁRIO
1-SISTEMAS DE FLUÍDOS- MECÂNICOS
1.1 Conceito
A Mecânica dos fluídos estuda o comportamento físico dos fluídos e suas propriedades, são fundamentais para resolver diversos tipos de problemas encontrados na engenharia.
O Sistema Fluído Mecânico é o conjunto formado por máquinas e/ou dispositivos cuja função é extrair ou adicionar energia de/para um fluido de trabalho. De uma forma geral, um sistema fluído mecânico, consiste na captação de um determinado fluído e deslocamento do mesmo através de uma tubulação até o ponto de trabalho.
As máquinas neste sistema são entendidas como transformadores de energia. São constituídas de um motor e um gerador, normalmente acoplados através de um eixo. O motor é acionado por uma certa modalidade de energia, transforma-a em trabalho, que é transmitido, através do eixo, ao gerador. Este, por seu lado, transforma-o na modalidade final de energia desejada. Exemplos típicos: turbina hidráulica, bomba centrífuga, ventiladores, compressores frigoríficos, bomba de ar manual, freio hidráulico de um veículo, dinamômetro hidráulico.
As máquinas podem ser classificadas:
Máquinas de fluido: agente fornecedor ou receptor de energia no rotor é um fluido em escoamento através das fronteiras do volume de controle;
Controles hidráulicos e pneumáticos: fluido confinado transmite força, torque ou potência.
As máquinas de fluido, por sua vez, se são divididas em:
Máquinas de fluxo:
Turbina hidráulica e bomba