Sistema
A palavra imunidade deriva do latim immunis, que significa isento, ou seja, o sistema imunológico nos deixaria isento de algo. Como vimos ao longo deste ano, alguns tipos de vírus e seres vivos podem atuar como patógenos, ou seja, podem causar prejuízos ao nosso organismo. Então, como o nosso corpo seria capaz de se defender da invasão de vírus, bactérias, protozoários, fungos, vermes e substâncias tóxicas?Bem, quando as barreiras mecânicas, como a pele, e químicas, como secreções protetoras produzidas nas mucosas, não dão conta de eliminar os patógenos, um conjunto de células pode entrar em ação: são as células fagocitárias, que são células capazes de englobar partículas estranhas e digeri-las. Mas a principal via pela qual nosso corpo luta contra ataques dos riscos ambientais, como invasão de vírus ou bactérias, é pela ativação do sistema imunológico.O sistema imune é composto por células livres (leucócitos), tecidos (tecido da medula óssea que produz células do sangue, incluindo os leucócitos)e órgãos (timo, baço e linfonodos). Para entendermos como o processo inflamatório pode ocorrer, a turma fará uma pequena interpretação da história abaixo.
UM DIA DE INFLAMAÇÃO...
Miguel é um adolescente de 15 anos que adora andar de skate no seu tempo livre e fazer manobras super radicais. Ele deseja ser o
“campeão das verticais” como o brasileiro Sandro Dias. Mas parece que para isso vai ter que treinar muito e tomar mais cuidado.
Numa das suas manobras “sinistras”, caiu da rampa e acabou cortando o braço no seu próprio skate. Miguel nem ligou muito para o ferimento, mas ele nem imagina o trabalhão que seu organismo tem para se defender da invasão dos patógenos...
De ntro d o c orp o d e Mi gu el :
(No tecido conjuntivo):
(Na corrente sangüínea):
Mastócitos: Ai! Fui atingido!Vou morrer! Pelo menos todas as substâncias quimiotáxicas e histaminas que produzi em vida servirão para atrair as células fagocitárias!
Macrófago