sistema
O que é o shell
O shell é o "prompt" da linha de comando do Unix e Linux, é o servo que recebe os comandos digitados pelo usuário e os executa. O shell é aquele que aparece logo após digitar-se a senha do usuário e entrar na tela preta. Ou na interface gráfica, ao clicar no ícone do Xterm, rxvt, Terminal ou Console. localhost login: root
Password:
Last login: Fri Apr 16 01:57:28 on tty5
[root@localhost root]# _
Ali está o shell, esperando ansiosamente por algum comando para ele poder executar. Essa é a sua função: esperar e executar. Cada comando digitado é lido, verificado, interpretado e enviado ao sistema operacional para ser de fato executado.
Funcionando como uma ponte, o shell é a ligação entre o usuário e o kernel. O kernel é quem acessa os equipamentos (hardware) da máquina, como disco rígido, placa de vídeo e modem. Por exemplo, para o usuário ler um arquivo qualquer, toda esta hierarquia é seguida:
Usuario -> Shell -> Kernel -> Hardware
Shell script
Um script é um arquivo que guarda vários comandos e pode ser executado sempre que preciso. Os comandos de um script são exatamente os mesmos que se digita no prompt, é tudo shell.
Por exemplo, se de tempos em tempos você quer saber informações do sistema como horário, ocupação do disco e os usuários que estão logados, é preciso digitar três comandos: [root@localhost root]# date
[root@localhost root]# df
[root@localhost root]# w
É melhor fazer um script chamado "sistema" e colocar estes comandos nele. O conteúdo do arquivo "sistema" seria o seguinte:
#!/bin/bash
date df w
E para chamar este script, basta agora executar apenas um comando:
[root@localhost root]# sistema
Isso é um shell script. Um arquivo de texto que contém comandos do sistema e pode ser executado pelo usuário.
Administração de Servidores Linux
Marcelo Stanga
Passos para criar um shell script
1. Escolher um nome para o script
Já temos um nome: sistema.