SISTEMA
AUTOR: ANTONIO DE LIMA RIBEIRO 2004
RELAÇÕES HUMANAS
Foi criada a partir de uma experiência feita em uma fábrica localizada em Hawthorne.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Como resultado da experiência obtiveram os princípios básicos das relações humanas. Sendo feito em quatro fases para definir essa teoria.
Na primeira fase levantaram a questão de que os operários não agem apenas pelo fisiológico, mas também dependem das questões psicológicas.
Já na segunda fase foi testado alguns fatores como a mudança de horários e a inclusão de intervalos de descanso. Mostrando um aumento considerável na produção, onde o grupo de funcionários era pequeno. Além disso, não tinham medo do seu supervisor, o que acabava ocasionando o entusiasmo no trabalho. Portanto se observa também o surgimento de líderes e objetivos em comum entre os operários.
A terceira fase houve a descoberta de uma “organização informal” que ajudava os trabalhadores contra decisões tomadas pela empresa que fossem consideradas ruins para a equipe. Assim na quarta fase estudaram a relação entre “organização informal” dos empregados e a “organização formal” da instituição.
Conclui-se que o fator social para um bom desempenho da empresa é extremamente importante. Percebendo que o setor de produção necessita da integração das pessoas, onde o comportamento é resultado de todo o grupo. Através de sua dedicação irá receber recompensas individuais. Desse modo, devemos estimular o trabalhador para estar sempre obtendo maior desempenho na empresa.
A QUESTÃO DA LIDERANÇA
O gerente, chefe ou supervisor é a pessoa que sabe comandar e coordenar um grupo. Liderança é a característica que se espera desses líderes, mostrando o processo produtivo e o aproveitamento do grupo e o dele mesmo, de modo a alcançar objetivo de todos.
GERÊNCIA AUTORITÁRIA VERSUS LIDERANÇA
Gerência autoritária trata do líder que faz com que as pessoas trabalhem sem poder pensar, criar e participar,