sistema
Faculdades Integradas Ipiranga
Disciplina: C.Os.S.V. I – Os Animais
Professor: Ronald Mascarenhas
Discente (s): ___________________________
Turma: LBT 01
Data: ___/____/ 2013
Classe Amphibia (Anfíbios)
Introdução: Englobando cerca de 3 100 espécies diferentes, os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, principalmente graças à presença de pulmões e de dois pares de patas.
Entretanto, ainda são dependentes da água (vindo daí o nome do grupo: anfi = duplo; bio = vida), sobretudo em relação à reprodução, produzindo uma larva aquática o girino.
Estão representados: pelos sapos, pelas rãs e pererecas - geralmente terrestres; pelas salamandras terrestres ou de água doce; pelas cecílias ou cobrascegas - encontradas em solos úmidos.
Além de servir como alimento, as rãs são importantes para a pesquisa científica. Os sapos, por sua vez, são úteis, pois capturam os insetos nocivos às plantações. Sistema Excretor: Presente, e a excreção na fase embrionária é feita pelos pronéfrons, enquanto na fase adulta é feita pelos mesonéfrons (rins), com bexiga urinária. Os rins dos adultos excretam uréia; a larva e os adultos aquáticos excretam amônia.
Sistema Digestório: Presente do tipo completo, apresentando boca e cloaca, com digestão extracelular.
Apresentam pâncreas, fígado e vesícula biliar. Entre as enzimas digestivas aparece a quitinase, que digere o esqueleto dos insetos.
Sistema Circulatório: Presente, possuem coração com três cavidades: dois átrios (também conhecidos como aurículas) e um ventrículo. A circulação é dupla (devido partirem dois vasos do coração, logo o mesmo sangue passa duas vezes pelo coração), incompleta (devido ocorrer mistura de sangue venoso e arterial) e fechada.
O sangue venoso chega ao átrio direito e o sangue arterial, ao átrio esquerdo. Ambos os tipos de sangue vão para o único ventrículo, de onde são bombeados para o corpo e os pulmões. Apesar de haver
um único ventrículo,