Sistema
Um sistema inteligente deve ser capaz de adquirir automaticamente as informações necessárias, através da percepção, e executar as ações apropriadas.
Por outro lado, uma mudança de atitude face aos objetivos propostos é também requerida. A definição dada supõe que se reconheça a autonomia operacional dos sistemas.
À medida que a capacidade computacional e as facilidades de acesso a estes recursos têm aumentado com os avanços tecnológicos, a complexidade dos sistemas a serem desenvolvidos tem aumentado da mesma forma. Cada vez mais usuários são atendidos pelos sistemas computacionais e cientes destas facilidades disponíveis, estes usuários estão demandando cada vez mais novas facilidades.
Com base no cenário proposto, a tecnologia da informação, oferece recursos tecnológicos para tratar dados. Os sistemas de informação desenvolvidos coletam, manipulam e disseminam as informações geradas em uma organização potencializando sua capacidade no mercado competitivo. Os componentes da TI são: Hardware, Software, Dados, Redes e Telecomunicações.
Hardware: é um equipamento eletrônico que possui grande capacidade de manipular quantidade enorme de informações com uma velocidade extremamente rápida.
Software: são as instruções detalhadas que controlam a operação de um sistema do computador, sem ele o hardware não poderia executar as tarefas que associamos a eles. Ele é o combustível do computador, é a parte lógica, é o conjunto de instruções cuja finalidade é a realização de tarefas pelo computador.
Dados: Definindo corretamente o banco de dados, ele tem um impacto direto sobre todo o sistema de informação. Sendo que o sistema organiza os dados segundo a hierarquia de bancos de dados como caracteres, campos, registros e etc.
Redes e Telecomunicações: referem – se a transmissão eletrônica de sinais para comunicação e incluem meios como telefone, rádio e televisão. Tem o poder de criar mudanças nas empresas com a capacidade de reduzir barreiras e distâncias.