SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
Este trabalho tem por objetivo reconhecer a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no município de Santo Amaro da Imperatriz, que de acordo com a Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, se caracteriza como um município de pequeno porte 1, por ter uma população de aproximadamente dezenove mil (19.000) habitantes.
O interesse pelo tema da pesquisa foi despertado a partir da experiência de estágio curricular vivenciada, entre o período de março a julho de 2007, enquanto estágio curricular não-obrigatório, e entre o período de agosto de 2007 a julho de 2008, enquanto estágio curricular obrigatório, realizado junto à Gerência de Serviço Social de Santo Amaro da Imperatriz, setor responsável pela execução da Política de Assistência Social no município.
É importante ressaltar, que dentre todos os programas e serviços oferecidos pela Gerência de Serviço Social, a estagiária teve suas atividades direcionadas aos atendimentos do Plantão Social e ao Programa de Subsídio Habitacional. No Plantão Social porque este representa a maior demanda da instituição, sendo assim, existe a necessidade de maior número de técnicos para a realização dos atendimentos, uma vez que o mesmo se configura como um acolhimento, ou seja, o Plantão é a “porta” de acesso aos serviços oferecidos pela assistência social do município. Já no Programa de Subsídio Habitacional, porque desde sua implantação, coube à estagiária auxiliar a coordenadora na implementação do mesmo. Desta forma, após o seu pedido de demissão foi a pessoa indicada para dar continuidade a execução do programa até que a nova assistente social fosse contratada e assumisse a coordenação. Entretanto após a contratação, esta, juntamente com a gerente de serviço social, decidiu que o programa continuaria sob a responsabilidade da estagiária, tendo em vista o acúmulo de responsabilidades que as mesmas já possuíam.
Por se tratar de um município pequeno e com um histórico de política social bastante