Sistema wms
3.1 - Definição
O desenvolvimento tecnológico dos processos de armazenagem se caracterizaram pela evolução da tecnologia de informação utilizada nos CDs e armazéns, tanto em hardware (leitores, coletores, entre outros) quanto em software (utilização do WMS), e também através da capacitação dos recursos humanos envolvidos na armazenagem, do aperfeiçoamento dos equipamentos de movimentação e estocagem de materiais.
Segundo Barros (2005), até meados da década de 70 os sistemas informatizados de controle de estoque somente possuíam a capacidade de controlar as transações de entrada e saída em estoque e a respectiva baixa de tais movimentações. Destes surgiram os primeiros sistemas de controle de endereçamento, que passaram a designar uma localização ou “endereço” do material no armazém. Estes primeiros sistemas de gerenciamento eram denominados Sistema de Controle de Armazém ou Warehouse Control System (WCS), que originariam os modernos Sistemas de Gerenciamento de Armazéns.
O WCS possui vários aspectos negativos: não oferece uma variedade de relatórios para auxiliar no gerenciamento das atividades; a customização é limitada à mudança de campos e nomes; e a instalação deste sistema não pode ser feita em módulos separados. Mas a principal diferença entre o WCS e o WMS é que o primeiro não é um gerenciador de armazéns.
O WMS é responsável pelo gerenciamento das funções básicas do processo de armazenagem (receber; estocar; e separar), integrando um software com, entre outras, tecnologias de leitura de código de barras e rádio freqüência. Otimiza as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) ocasionando redução de custos, melhoria no nível de serviço e nos indicadores de desempenho. (Banzato, 1998). Devido a capacidade em trabalhar com equipamentos de movimentação automatizados, propicia grande redução de custos com pessoal, já que pode reduzir a necessidade de