Sistema Urinário
O sistema urinário é um conjunto de órgãos que, ao filtrar o sangue, controla a quantidade de água e de sais, retira os resíduos indesejados e com eles produz a urina, que é eliminada do corpo.
As excretas nitrogenadas são tóxicas e por isso devem ser eliminadas. Esses resíduos são formados no interior das células, quando o grupamento amina é removido dos aminoácidos. Livre, esse grupamento pode ser transformado quimicamente em amônia, de elevada toxicidade. No fígado humano, a amônia é convertida em ureia, substância menos tóxica, que pode circular pelos vasos sanguíneos sem causa grandes danos aos tecidos, desde que tenha sua concentração controlada.
Anatomia Do Sistema Urinário
O sistema urinário humano é composto de um par de rins, de dois ureteres, da bexiga urinária e da uretra.
O rim é um órgão com formato de feijão, do tamanho aproximado de um punho fechado e de cor avermelhada. Quando em corte longitudinal, observa-se em seu interior uma porção avermelhada periférica, o córtex, e outra mais interna, vermelho-amarronzada, a medula. Uma região alargada chamada de pelve renal se estende por um tubo, o ureter.
O ureter conecta o rim à bexiga urinária, órgão oco, de paredes musculares e elásticas, que pode armazenar até 600 ml de urina. Devido à sua localização abaixo do útero, nas mulheres grávidas a retenção de urina na bexiga ocorre por menos tempo, pois, à medida que o útero se expande pelo crescimento do feto, a bexiga comprime-se, impedindo o armazenamento de grandes quantidades de urina.
A uretra sai da bexiga e conduz a urina para fora do corpo. Nos homens, a uretra é mais longa que nas mulheres e percorre o interior do pênis; por meio dela, é eliminado também o sêmen. Nas mulheres, a uretra é mais curta em comparação com a dos homens e só transporta a urina. A uretra se abre próxima e ventralmente à vagina
Néfron, a unidade funcional dos rins
A filtração do sangue é realizada por estruturas tubulares chamadas néfrons. Cada rim é