sistema urinário
1) ANATOMIA:
O sistema urinário é responsável pela excreção dos metabólitos celulares. O órgão produtor de urina são os rins, enquanto que as vias urinárias são os ureteres, a uretra e a bexiga. Constitui o aparelho Genito – Urinário
Rins: são órgãos pares localizados posteriormente na cavidade abdominal, na altura da 11º e 12º costelas. O rim direito é mais inferior ao esquerdo devido à presença do fígado na cavidade abdominal direita. São retroperitoneais. Apresentam elevada vascularização, o que explica sua cor avermelhada. Apresentam as glândulas adrenais em suas extremidades superiores. Da aorta abdominal partem as artérias renais direita e esquerda, acompanhadas pelas veias renais direita e esquerda que irão desembocar na veia cava inferior. Há a presença de capa fibrosa (cápsula fibrosa) e de gordura recobrindo os rins. Apresentam polos ou extremidades superior e inferior, bordas ou margens medial e lateral e faces anterior (recoberta por peritôneo) e posterior. Na borda medial há a entrada da artéria renal e a saída da veia renal e da pelve renal, numa região denominada hilo, compondo o pedículo, já que a vascularização é uma espécie de suporte para os rins. Apresenta córtex e medula. A medula apresenta formato piramidal, apresentando uma base e um ápice – a papila renal. Da papila renal goteja urina nos cálices menores e estes se fundem e formam os cálices maiores, os quais vão se fundir e dar origem a pelve renal, que é uma porção mais dilatada dos ureteres, na altura do hilo.
Ureteres: conforme se caminha em direção à bexiga a pelve renal se afunila e dá origem aos ureteres. São estruturas pares, tubulares com função condutora de urina dos rins até a bexiga. Percorrem a cavidade abdominal e pélvica. Apresentam regiões abdominal, pélvica e intramural (dentro da bexiga).
Bexiga: é uma estrutura localizada anteriormente na cavidade pélvica. Apresenta pregas mucosas/ vesicais que permitem a dilatação e retração da bexiga.