áreas de conhecimento
O que nos interessa primeiramente é indagar sobre os procedimentos dos cientistas diante dos problemas, qual é o método da ciência? Pois ela avança a partir de problemas que desafiam a compreensão dos cientistas, até mesmo quando são solucionados dando surgimento a outros que exigem novas pesquisas.
Sendo assim, para alcançar um objetivo determinado, precisamos agir com métodos, um conjunto de procedimentos racionais, que possa nos encaminhar em direção à verdade procurada. Entretanto a definição rigorosa do método científico aumentou a confiança na possibilidade de se conhecer, pela ciência, os segredos da natureza, tal que baseava-se na profunda crença na ordem e racionalidade do conhecimento do mundo.
2º A investigação científica
Servindo de modelo e inspiração às outras ciências particulares, o método científico universalizou-se. À medida que as ciências tonavam-se autônomas, surgiu a necessidade de sua classificação, porque elas se encontram em continua transformação e se situam por vezes em limites não muito bem definidos. Portanto, embora ajudem a sistematizar e organizar, as classificações são sempre provisórias e insuficientes.
Considera-se:
Ciências formais: Matemática e lógica
Ciências da natureza: Física, química, biologia, geologia, geografia física etc.
Ciências humanas: Psicologia, sociologia, ciências sociais, economia, historia, geografia humana, linguística, etnologia etc.
No entanto, cada vez mais as pesquisas contemporâneas exigem a contribuição dos mais diversos campos do saber, simultaneamente pesquisadores e técnicos de áreas diversas, como engenharia, informática, medicina e biologia reúnem novas especialidades.
3º O método experimental
O método experimental das ciências da natureza passa pelas seguintes etapas: observação, hipótese, experimentação, generalização(lei) e teoria.
►Observação
A observação comum é feita ao caso, dirigida por propósitos aleatórios. A observação científica, ao