Sistema urinário
Byanka Porto Fraga
INTRODUÇÃO
O sistema urinário é o principal responsável pelo equilíbrio hídrico e eletrolítico, além da excreção de derivados nitrogenados tóxicos, como a ureia e a creatinina.
Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela produção da urina, os rins, e os órgãos responsáveis pela condução da urina até a sua eliminação para o meio externo: os ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
Componentes:
Funções:
- Filtrar o sangue
- Produzir e excretar urina
RIM
É um órgão par, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal. As glândulas suprarenais estão localizadas sobre a parte medial do polo superior dos rins, onde podem ser facilmente visualizadas. São responsáveis pela produção de glicocorticoides, aldosterona e epinefrina. URETER
Possuem aproximadamente 25 cm de comprimento e são definidos como tubos musculares que unem os rins à bexiga urinária. Partindo da pelve renal, sua porção superior dilatada, segue um trajeto descendente até desembocar na parede posterior da bexiga urinária. O ureter é dividido em três partes: parte abdominal, parte pélvica e parte intramural. BEXIGA
A bexiga urinária é um órgão sacular que se destina ao armazenamento de urina. Está localizada atrás da sínfise púbica, anteriormente ao reto. No sexo feminino, a bexiga urinária está em contato com o útero e com a vagina. No sexo masculino, a próstata está localizada embaixo da bexiga urinária. Sua forma e seu tamanho variam de acordo com a quantidade de urina em seu interior.
.
URETRA
É um tubo mediano que estabelece comunicação entre a bexiga urinária e o meio externo. SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
SACO ESCROTAL
É dividido pelo septo do escroto em dois compartimentos, cada um contendo um testículo.
Apresenta várias camadas, entre as quais a pele, que é fina, hiperpigmentada e com pelos, e a túnica dartos, que