Interiores
Escritório e Almoxarifado.
Com o posicionamento do escritório e almoxarifado no térreo, próximo a entrada da obra, ajuda o corpo técnico/administrativo no controle de entrada e saída de materiais e funcionários na obra. Este abrigo provisório esta posicionado sobre a área de recuo de obra, evitando que tenha que ser constantemente remanejado e, também não atrapalha o cronograma físico da obra, pois, esta em uma área não construída.
Corte e Dobra.
Fora do risco de chuvas por estar em local coberto, à produção não corre riscos de paralisação. Também se encontram próximo ao elevador da obra, ajudando muito na produtividade da obra.
Desvantagens Canteiro Térreo.
Aço.
Apesar de estar próximo ao corte e dobra, este aço se encontra em uma área sujeita a intempéries, gerando uma corrosão precoce das armaduras da estrutura. Sua posição deve ser revista, respeitando a proximidade com o corte e dobra, visando maior produtividade.
Entulho.
O posicionamento do entulho, na entrada da obra, tende a conflitar com o manejo de materiais, já que esta obra possuí este único acesso. Além da obstrução da passagem, a locação dessa maneira torna a obra desorganizada. Cal e Cimento.
Estes materiais são utilizados em grandes quantidades, havendo necessidade de reposição constante. Posicioná-los no térreo favorece esta reposição, mas se tratando de materiais com altos índices de componentes químico reagentes à agua, os mesmos não podem ficar expostos às intempéries.
Refeitório.
Seu posicionamento pode gerar futura necessidade de remanejamento, para não conflitar com o andamento da obra e suas vantagens estão em obedecer às normas e neste momento, não conflitar com o andamento do cronograma. Mas para atender de melhor forma o bem estar e privacidade dos funcionários, o mesmo deve ser alocado junto ao refeitório, permitindo assim uma área para descanso, higiene e alimentação unificada e mais reservada das atividades da obra.
Vantagens Canteiro