Sistema urinario
Atividade Prática Supervisionada
Realizar pesquisa de literatura e responder as questões abaixo: 1 – Explique os mecanismos renais de regulação da pressão arterial. Como agem as medicações diuréticas que ajudam na regulação da pressão agem neste mecanismo?
São os mecanismos de Renina- Angiotensina- Aldosterona
Queda na pressão há uma liberação de renina que por sua vez ativa a angiotensina provocando contrações musculares das arteríolas, aumentando a pressão arterial.
A angiotensina ativa a aldosterona pelas glândulas renais, provocando uma retenção de sódio e a excreção de potássio provocando uma retenção de água, fazendo com que aumente a pressão arterial, já os diuréticos têm ação contrária, causando a liberação de sódio e água reduzindo a pressão das paredes das arteríolas.
2 – Explique porque na Diabetes melitus há alteração no mecanismo de reabsorção da glicose, ocorrendo a glicosúria (eliminação de glicose pela urina).
Em pacientes diabéticos a concentração de glicose no sangue é muito alta. Na excreção, o transporte da glicose dá-se do meio mais concentrado para o menos concentrado. Através da proteínas carreadoras, a glicose é transportada do sangue para a urina, e devido à grande concentração de glicose no sangue, sua excreção será grande também, portanto haverá bastante glicose também na urina.
3 – Por que ocorre a formação de cálculos renais e como eles podem alterar o desequiíbrio homeostático? Quais são as formas de tratamento para esta patologia?
Ocorre pela má filtração do rim, por conta do acúmulo de sódio e outras substâncias que se cristalizam, mas quando há cálculo renal, apenas um dos rins trabalha para recompensar o trabalho do outro que está danificado, sendo assim forçado demasiamente, ocorrendo um desesquilíbrio homeostático. Um