sistema urinario
Curso Técnico Segurança do Trabalho 1º Semestre
Sistema Urinário
Disciplina: Primeiros Socorros
Professora: Eliane
Alunos: Bruna Tereza Gonçalves Franciéle Pereira da Silva Jane Maria Ferri Kleverton Lucas Ramos Luiz Paulo de Faria
Foz do Iguaçu, 20 de agosto de 20
Introdução
O aparelho urinário compõe-se de duas partes: o rim, órgão secretor encarregado da produção de urina e um sistema de canais excretores, que recolhem este liquido e o expulsam para o exterior.
Aparelho Urinário
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazena-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.
Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
Este aparelho pode ser dividido em:
Órgãos secretores – que produzem a urina
Órgãos excretores: que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.
Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a urina, os ureteres ou ductos, que transportam a urina para a bexiga, onde fica retida por algum tempo, e a uretra, através da qual é expelida do corpo.
Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário.
Essas estruturas são: ureteres, bexiga e uretra. Elas não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
É um órgão par, situado na cavidade abdominal, retroperitonealmente, de cada lado da coluna vertebral e ao nível das últimas vertebras torácicas. Tem a forma de um feijão, com um comprimento aproximadamente de 12cm e uma espessura de 3-4cm.
Cada rim recebe o sangue de uma artéria renal, que se subdivide nas artérias, que formam o glomérulo onde o