Sistema urinario
This entry was posted on 10/02/2009, in ALIMENTAÇÃO, MEDICINA ALTERNATIVA and tagged Bexiga, Calculos renais, diurético natural, doenças renais, infecção urinária, insuficiência renal, Pedras nos rins, Rins, Sistema urinário. Bookmark the permalink. 47 Comentários
O sistema urinário tem como função a formação, armazenamento e a excreção de urina. O equilíbrio dos componentes do sangue que é essencial à vida também depende deste sistema em particular dos rins. Cabe aos rins equilibrar os componentes do sangue através da filtragem de substâncias nocivas que se encontram no sangue posteriormente envia-las para serem excretadas.
A formação e excreção de urina são o conjunto de mecanismos fisiológicos utilizados para a remoção de substâncias inúteis ou prejudiciais ao nosso organismo, além de promover a eliminação dos resíduos que resultam do metabolismo. A excreção é também responsável pela regulação da concentração dos iões e controlo do volume de água no organismo.
Forma-se assim no organismo um equilíbrio funcional que recebe o nome de equilíbrio homeostatico. Podemos assim verificar que no corpo humano, um dos principais mecanismos de excreção é feito pelo sistema urinário através da urina. Assim, é de extrema importância que este sistema e os seus órgãos constituintes funcionem perfeitamente. Para tal uma dieta equilibrada é imprescindível.
A dieta é de extrema importância para o tratamento e/ou prevenção de doenças com pouca gravidade associadas ao sistema urinário. A dieta pode ainda ser extremamente útil no caso de doenças mais graves pois, uma dieta equilibrada e controlada pode ajudar a diminuir a necessidade de diálise ou de transplante assim como substituir tratamentos dolorosos e prolongados.
As doenças do sistema urinário, em particular as renais, quando não são tratadas devidamente ou prevenidas podem limitar a capacidade e funções dos órgãos urinários assim como causarem lesões nestes. Deve-se