Sistema Unico De Saude
DISCIPLINA: SAÚDE COLETIVA
PROFESSORA: GABRIELA...
MEIRE CRISTIANE COSTA DE MELO
Sistema Único de Saúde
NATAL / RN
2015
Sistema Único de Saúde
Trabalho de pesquisa apresentado à Universidade Potiguar - UNP, como requisito para obtenção de nota da primeira unidade da disciplina Saúde Coletiva.
NATAL / RN
2015
Apresentação
Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória da Política de Saúde no Brasil, dos antecedentes aos dias atuais, os princípios do Sistema Único de Saúde, as políticas de saúde, as metas do SUS, os programas e as equipes de saúde, com ênfase no Brasil Sorridente a das equipes de Saúde Bucal, e por fim da legislação do SUS, atendo-se somente as principais Leis. Nesta trajetória, notar-se-á que as modificações da década de 1980, que culmina com a promulgação da Constituição de 88, inaugura um novo sistema de proteção social que universaliza os direitos sociais concebendo a Saúde como questão pública, de responsabilidade do Estado e de acesso a toda população.
História do SUS
Oficialmente o Sistema Único de Saúde – SUS nasceu na década de 80, através da promulgação da Constituição Federal de 1988. No entanto, ela foi fruto de inúmeros movimentos sociais, sendo a principal delas a 8ª Conferência Nacional de Saúde ocorrida em 1986.
A história da saúde pública no Brasil se confunde com sua própria história. Desde o período da colonização portuguesa, o abandono social esteve sempre presente e a falta de acesso ao hábito de higiene e as péssimas condições de salubridade constituía o cotidiano de vilarejos e cidades brasileiras, que nasceram e se desenvolveram sem nenhuma condição de saneamento básico, constituindo-se uma herança social e cultural que traz reflexos para a saúde até hoje.
Somente a partir do século XIX, com a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, é que se iniciou o fortalecimento da medicina e com isso surgiram as primeiras escolas de medicina no país, sendo elas