Sistema toyotproduçãoa de
2959 palavras
12 páginas
[pic]SISTEMAS DE PRODUÇÃO I - TRABALHO DE GRAU A
Analise e demonstração do livro - LIKER, J. O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DENISE FERREIRA
EDERSON DE CASTRO
ANDERSON GONÇALVES
Introdução
O Sistema de Produção Enxuta ou Sistema Toyota de Produção (STP) está implementado em várias empresas ao redor do mundo para se atingir um alto grau de desempenho e competitividade, acelerar seus processos, reduzir perdas e melhorar a qualidade. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os quatorze fundamentos do sistema toyota sob a otica de Jeffrey K. liker, fundamentos estes que foram os alicerces para a conquista da liderança do mercado mundial de automóveis por parte da Toyota.
O mercado na época da implantação do sistema O ano de 1949 é decisivo para o engajamento da Toyota em métodos inovadores. A crise financeira se originou com uma queda da demanda, provocada pela política de austeridade conduzida pelo governo nipônico. A Toyota teve então que se submeter às vontades de um grupo bancário, que impunha a redução de pessoal e ajustamento das quantidades de carros produzidos às quantidades efetivamente vendidas. Até o início da década de 50, o sindicalismo de indústria, bastante combativo, foi à regra no Japão. Diante da onda de racionalização da produção que varre o país nesse período, esses sindicatos organizam greves, movimentos de resistência (os trabalhadores japoneses não se adaptavam aos métodos tayloristas de controle do trabalho) e reivindicações salariais. O conflito de 1950 com a Toyota, que resultou na demissão em massa, é apenas um exemplo das lutas nesse momento. Todos esses conflitos terminam com a derrota do sindicalismo de