Sistema tegumentar - histologia
O QUE É A PELE ?
A pele é o maior órgão de um organismo - aquele que determina as formas, dá características às raças e mantém o recobrimento piloso. É a barreira anatômica e fisiológica entre o organismo e o meio ambiente, promovendo proteção contra injúrias físicas, químicas e microbiológicas. É sensível ao calor, ao frio, à dor, ao prurido e à pressão. Este sistema pode, ainda, apresentar-se alterado quando outros órgãos são acometidos. A pele pode ser considerada o "espelho do organismo", refletindo processos instalados internamente.
FUNÇÕES o A pele funciona na sensação, proteção, termorregulação e secreção. Receptores sensitivos para as 4 sensações básicas de dor, tato, calor e pressão estão localizados na pele. o A pele forma um revestimento resistente e elástico que protege o homem do meio ambiente. Ela impede a passagem de agentes químicos e físicos nocivos à saúde e inibe a perda excessiva de água. o O sebo secretado na pele tem ação antifúngica e antibacteriana e auxilia na manutenção da textura da pele.
Camadas da pele
Epiderme
É a camada mais externa da pele, é composta por células epiteliais pavimentosas estratificadas e consiste de 5 camadas da superfície para profundidade:
1. Estrato córneo 2. Estrato lúcido 3. Estrato granuloso 4. Estrato espinhoso 5. Estrato germinativo
Estrato germinativo
Esta é a camada mais profunda e mais importante da pele. Possui células capazes de se reproduzirem por mitose. Quando novas células são formadas, elas sofrem modificações e se movem para superfície, dando origem as outras camadas da epiderme. A melanina, o principal pigmento da pele, é formada no estrato germinativo por células chamadas melanócitos. Uma variação no conteúdo de melanina é o principal fator responsável pelas diferenças de cor entre as raças.
Derme o É a camada situada logo abaixo da epiderme, e é freqüentemente
chamada de pele verdadeira. É composta de tecido conjuntivo contendo fibras colágenas e elásticas.