Histologia do sistema tegumentar
Núcleo de Saúde
Histologia do Sistema Tegumentar
Trabalho apresentado à disciplina de histologia como parte da avaliação e obtenção de nota da segunda avaliação.
1.Introdução
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.
2. Funções:
A pele possui inúmeras funções dentre elas estão: Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito, servir como grande receptor para as sensações gerais (dor, pressão, tato, temperatura), Colaborar na termorregulação do corpo, participar na excreção de várias substâncias, proteger contra os raios ultravioletas, formação da vitamina D3 e possuí um importante papel nas respostas imunitárias do organismo.
3. Epiderme: A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa. Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada. Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:
3.1. Camada basal:
São células prismáticas ou cubóides, que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.São responsáveis pela constante renovação do epitélio, com intensa atividade mitótica, por isto, esta camada também é conhecida como camada germinativa.
1
3.2. Camada espinhosa:
Apresentam células poligonais, cubóides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e com expansões citoplasmáticas que contém tonofibrilas. Essas expansões unem-se através de