Sistema solar
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ASTRONOMIA
PROFESSOR: ANDERSON MENDONÇA
ALUNO: RUBENS WILLKER GOMES TENÓRIO
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
PERÍODO: II
Sistema Solar
BALÉM DO SÃO FRANCISCO – PE
27 DE OUTUBRO DE 2012
Os homens não permanecerão na Terra para sempre, mas em sua busca para a luz e espaço, penetrará primeiro timidamente além da atmosfera, e mais tarde conquistará para si todo o espaço perto do Sol. Konstantin E. Tsiolkovsky
INTRODUÇÃO
Desde cedo quando presenciamos as nossas primeiras aulas de geografia, somos apresentados a alguns temas que de primeira impressão são muito simples, mas na verdade são muito complexos. Os estudos astronômicos têm ajudado de forma significativa a geografia, trazendo suas pesquisas, seus conhecimentos, tornando assim o seu estudo algo mais profundo.
Nesta pesquisa tomei como base pesquisas feitas pela NASA “National Aeronautics and Space Administration”, Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço e mais alguns artigos que tratavam a respeito da mesma temática.
SISTEMA SOLAR
É comum ao nos depararmos com o termo “Sistema Solar”, pensarmos apenas no Sol e nos planetas que o orbitam. No entanto, não são apenas os planetas e seus satélites que compõe o Sistema Solar. Na verdade ele é o conjunto de astros que estão sob a influência gravitacional do Sol e essa influência se estende por muito além dos planetas que conhecemos.
O sistema solar é composto pelo sol e pelos objetos que estão sob a influência de sua força gravitacional, que são: 8 planetas, pelo menos 5 planetas anões, mais de 130 satélites planetários, um grande número de corpos menores como cometas e asteróides e o meio interestelar.
O SOL
Estrela central do nosso sistema solar o sol tem seis regiões são elas: o núcleo, a zona radiativa, a zona convectiva no interior, a superfície visível (fotosfera), a cromosfera, e da região mais externa - a coroa. É a estrela mais