Sistema sensorial
CAP – Unigranrio
Biologia
Carlos Victor Rangel Coelho
RJ – Duque de Caxias
Outubro de 2013
Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy
CAP – Unigranrio
Biologia
Este trabalho tem por tema atender as necessidades de Biologia no 3º trimestre
RJ – Duque de Caxias
Outubro de 2013
Índice
Introdução____________________________________________________1
Desenvolvimento______________________________________________2
Conclusão__________________________________________________3
Bibliografia__________________________________________________4
Introdução
Neste trabalho será realizada a comparação do sistema sensorial dos animais vertebrados, que são tato, olfato, paladar, audição e visão.
Desenvolvimento
Peixes
Sistema sensorial
A maioria dos peixes possui órgãos sensoriais bem desenvolvidos, como olhos com capacidade de visão de cores tão incríveis como o olho humano. Além de olhos, o sentido químico também é apurado e os peixes usam quimioceptores para sentir cheiro e gosto no ambiente. A audição esta presente em grande parte dos animais, porém, o meio aquático interfere grandemente na capacidade auditiva destes animais. Muitos peixes podem gerar sons e comunicar-se através de emissão e recepção sonora. Alem desses, os peixes são capazes de perceber correntes e vibrações no campo ao redor de seus corpos através do sistema de linha lateral. Alguns peixes podem também perceber eletricidade e outros conseguem até emitir campos elétricos fortes o suficiente para atordoar sua presas.
Olfato e Paladar – O estímulo químico é um dos mais antigos entre os animais. Os peixes são capazes de detectar sinais químicos com razoável destreza, e esses sinais fazem parte de seus comportamentos alimentares, sexuais, locomotores, defensivos, etc. Muitos