Gestão da Qualidade
Este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre os cinco principais prêmios mundiais da excelência em gestão (Deming Prize, Malcolm Baldrige National Quality Award,European Quality Prize, Prêmio Nacional da Qualidade e Prêmio Ibero-Americano da Qualidade).
Utilizou-se como metodologia uma pesquisa em sites das organizações organizadoras dos prêmios e artigos científicos relacionados com os prêmios da qualidade. Isso tornou possível construir uma linha histórica dos prêmios, realizar uma comparação entre critérios dos modelos de excelência, ano de fundação, categorias empregadas. E com isso, determinamos as suas semelhanças e diferenças.
Por fim identificamos algumas organizações ganhadoras com seus respectivos anos de premiação.
1. Introdução
Num mercado cada vez mais global e exigente as organizações adotam posturas que lhes permitam obter um desejável nível de reconhecimento. Neste sentido as organizações usam cada vez, mais modelos de referência, como um modo de avaliar o seu nível de excelência.A gestão da Qualidade é um tema simultaneamente técnico e comportamental. Entre os vários métodos desenvolvidos para apoiar a gestão da qualidade destacam-se o controlo da qualidade, a garantia da qualidade e a melhoria da qualidade.
Inserido numa perspectiva mais abrangente, em que são consideradas todas as funções da organização, estas podem optar pela gestão pela qualidade total.Qualidade Total pode assim ser definida como um sistema de gestão focado nas pessoas, que visa um aumento contínuo da satisfação dos clientes, a custos reais e cada vez mais baixos, que faz uma abordagem total ao negócio e trabalha horizontalmente, cruzando todas as áreas funcionais, envolvendo todos os colaboradores bem como a cadeia de fornecedores e clientes.
Por isso, os prêmios da qualidade são, extremamente, importantes. Pois, eles são instrumentos próprios para a avaliação da gestão de organizações públicas ou privadas. Utilizando dos Modelos de