Sistema Respiratório
Respiração Pulmonar: é a troca de gases (o2 e co2) nos Pulmões. Participam do processo do sistema respiratório fossas nasais, boca, faringe, traqueia, brônquios, só bronquíolos e os alvéolos os 3 últimos localizados nos pulmões.
O ar penetra pelo nariz e boca e flui para a porção condutiva do sistema,
Ajustado a temperatura corporal, filtrado e umedecido ao passar na traqueia.
O condicionamento do ar continua à medida que penetra nos dois brônquios conduz para os pulmões.
Brônquios subdividem-se em numerosos bronquíolos (conduz para ductos alveolares)
Fossas nasais
São duas cavidades q começam nas narinas e terminam na faringe, possuem um revestimento com células que produzem muco, filtram, umedecem e aquecem o ar.
Faringe
A faringe e um tubo musculomembranoso que da passagem a 2 sistemas o sistema respiratório e o sistema digestivo, o ar que inspiramos pela boca ou nariz passa pela faringe antes de chegar na laringe.
Laringe
A laringe e um tubo sustentado por peças de cartilagens articuladas situadas na parte superior do pescoço fazendo ligação com a faringe. Nelas ficam armazenadas as cordas vocais que são capazes do produzir som durante a passagem do ar.
Traqueia
Traqueia é um tubo de aproximadamente 12 cm formada por anéis cartilaginosos bifurcam-se na sua porção inferior que dão origem aos brônquios que penetram nos pulmões.
Brônquios
Seu revestimento mucoso adere partículas de poeira e bactérias presentes no ar inalado, que são varridas para fora expelidas ou engolidas.
Pulmão
O pulmão e para a troca gasosa. Sua principal é permitir que o oxigênio se movesse a partir do ar para dentro do sangue venoso e o dióxido de carbono se mova para fora. Além disso o Pulmão metaboliza alguns compostos, filtras materiais tóxicos da circulação e é como um reservatório de sangue.
Fisiologia da respiração
Mecânica da respiração:
Inspiração
O músculo diafragma é o mais importante no processo de inspiração, ele fica inserido nas costelas