Sistema respiratório
1.0 – Conceito
A respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente, consiste na absorção, pelo organismo, de oxigênio, e a eliminação de gás carbônico resultante de oxidações celulares. O órgão respiratório, por excelência, é o pulmão, mas nos animais desenvolvem-se órgãos especiais que possam promover o rápido intercambio entre o ar e o sangue. No conjunto estes órgãos constituem o sistema respiratório.
2.0 – Divisão
Pode ser dividido em duas partes:
- porção de condução;
- porção de respiração.
A primeira porção pertencem órgãos tubulares, cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões o ar expirado, eliminando o CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e a traqueia, órgãos que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar.
3.0 – Nariz
3.1 – Nariz Externo
É visível externamente no plano mediano da face, apresentando-se , no homem, como uma pirâmide triangular em que a extremidade superior, correspondendo ao vértice da pirâmide, é denominada raiz, e a inferior, base. Nesta, encontram-se duas aberturas em fenda, as narinas, separadas por um septo, e que comunicam o meio externo com a cavidade nasal. O ponto mais projetado, anteriormente, da base do nariz recebe o nome de ápice e entre ele e a raiz entende-se o dorso do nariz.
3.2 – Cavidade Nasal
Comunica-se com o meio externo através das narinas, situadas nateriormente, e com a porção nasal da faringe posteriormente. Através das coanas, aberturas que podem ser identificadas facilmente em crânios secos.
A cavidade nasal e dividida em metades direita e esquerda pelo septo nasal; o termo cavidade nasal pode se referir tanto a cavidade como um todo.
O septo nasal apresenta-se quase sempre desviado para a direita ou para a esquerda e grandes desvios podem dificultar a respiração.
As conchas nasais existem para aumentar a superfície mucosa da cavidade nasal pois