Sistema Respiratório
A troca de gases ocorre nos alvéolos pulmonares (HEMATOSE), e na passagem de ar das narinas até os alvéolos este é, usualmente, purificado, umedecido e aquecido, sendo seu volume regulado pelas narinas, laringe, diafragma e os outros músculos respiratórios. Os condutos respiratórios são compostos de um epitélio pseudoestratificado ciliado e produtor de muco, com isso os cílios transportam as finas partículas de poeira, que ficam presas pelo epitélio úmido, para fora através das narinas (espirros) ou da faringe (cruzamento entre o sistema respiratório e digestório) pela deglutição. O fluxo de ar respiratório que passa através do nariz, pode passar diretamente através da boca, com exceção do eqüino (devido ao prolongamento de palato mole, com isso ocorre a grande abertura das narinas).
A porção olfatória está localizada na porção caudal da cavidade nasal, onde pode registrar a presença de substâncias nocivas no ar e com isso ativa um reflexo de fechamento da passagem pela laringe. O órgão de fonação (“voz”) está contido na laringe e o som é produzido, principalmente, pelo ar expirado.
NARINAS Consistem externamente de pele, uma camada média de osso (suíno) ou cartilagem e uma membrana mucosa, além dos músculos nasais que regulam a abertura das narinas. Os músculos do nariz e os lábios superiores atuam juntos para dilatar as narinas, que são utilizados na respiração trabalhosa ou quando o animal está farejando. São bem desenvolvidos no eqüino e podem transformar normalmente as narinas semilunares em circulares. A convexidade dorsal da narina se dá pela presença da cartilagem alar.
CAVIDADE NASAL A cavidade nasal se comunica rostralmente com o exterior através das narinas ecaudalmente com a faringe através das coanas e