SISTEMA RESPIRATÓRIO
Fisiologia Humana
Fisiologia do sistema Respiratório
Alfenas
2014
Ana Clara Caproni
Dayane Rafaela
Nayara Correa Rodrigues
Fisiologia do sistema Respiratorio
Alfenas
2014
Introdução
Sistema respiratório é o nome dado ao conjunto de órgãos responsáveis pelas nossas trocas gasosas com o ambiente, essa absorção do oxigênio através das nossas do sistema pulmonar permite que as células do nosso organismo trabalhem e mantenham em pleno funcionamento as nossas funções vitais.
Órgãos do sistema respiratório
Nariz: no nariz o ar é filtrado e encaminhado para os pulmões.
Faringe: impede que alimentos entrem nas vias respiratórias e vice-versa.
Laringe: conduz o ar para os pulmões, lá também se localizam as cordas vocais.
Traqueia: conduz o ar até a ramificação dos brônquios.
Brônquios: duas ramificações que se estendem até os pulmões, nas suas extremidades se localizam os bronquíolos, responsáveis pelas trocas gasosas.
Pulmão: formado por dois órgãos esponjosos e recobertos pela pleura, que tornam seus movimentos suaves é responsável pelas nossas reservas de oxigênio.
O sistema respiratório é fundamental para o funcionamento correto do nosso organismo, a falta de oxigênio inclusive pode nos levar a morte em poucos minutos. A melhora na digestão, eliminação de resíduos, condicionamento físico, relaxamento e melhora da circulação são apenas alguns dos inúmeros benefícios que um sistema respiratório saudável traz ao indivíduo.
Os pulmões podem ser expandidos e contraídos pelo movimento de subida e descida do diafragma e pela elevação e abaixamento das costelas. A respiração normal ocorre basicamente pelo movimento do diafragma. Durante a inspiração, a contração do diafragma traciona as superficies inferiores dos pulmões para baixo. Durante a expiração, o diafragma simplesmente relaxa e a retração elástica dos pulmões, da parede