Sistema Respiratório
O Sistema Respiratório
O sistema respiratório do Homem é constituído por um conjunto de órgãos que tem como função levar o ar até aos pulmões, de modo que os gases que dele fazem parte possam passar para o sangue e vice-versa. A maioria destes órgãos tem forma semelhante a tubos e são designados por vias respiratórias. Estas terminam em dois órgãos em forma de saco, os pulmões. Por facilidade de estudo, os órgãos que constituem o sistema respiratório agrupam-se em: vias respiratórias superiores e vias respiratórias inferiores.
Nuno Melo, 2007
1º Ano - Curso Educação Básica, ESELx (IPL)
Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana
O Sistema Respiratório
Funções
TROCAS GASOSAS - O sistema respiratório permite a entrada do oxigénio no sangue e a saída de dióxido de carbono do sangue para o exterior.
Produção de Som - O movimento de ar através das cordas vocais torna o som e a fala possíveis. Olfacto - A nossa capacidade de sentir cheiros ocorre quando substâncias transportadas pelo ar para a cavidade nasal.
Protecção - previne a entrada de microorganimos no corpo.
As vias respiratórias são um conjunto de órgãos em forma de tubo que se encontram situados, na sua maioria, acima do tórax. As vias respiratórias superiores formam um conjunto constituído por: Fossas nasais, faringe e laringe.
Nariz e fossas nasais
As fossas nasais são cavidades estreitas e altas, separadas pelo septo nasal. Comunicam com o exterior através de dois orifícios, os orifícios nasais ou narinas. As fossas nasais são revestidas por um tecido chamado pituitária. Podemos considerar 2 zonas principais na pituitária. Uma zona situada perto das narinas, revestida de pêlos ou cílios, que filtram o ar inspirado e onde se fixam pequenas partículas, as poeiras. Esta zona é rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz, sendo designada por pituitária vermelha. Nuno Melo, 2007
1º Ano - Curso Educação Básica,