sistema respiratório
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.
O sistema respiratório é um dos sistemas mais importantes do organismo humano, a função do sitema respiratório é suprir oxigênio para os tecidos e de remover o gás carbônico. O sistema respiratório é composto por: Nariz ( turbinados) Garganta (epiglote, glote, laringe, cordas vocais, faringe, esôfago e traquéia) e Pulmões (artérias pulmonares, veias pulmonares e alvéolos).
Cerca de 97% de todo o oxigênio transportado pelo sangue, dos pulmões para os tecidos periféricos, o são em combinação química com a hemoglobina e apenas 3% em solução nos líquidos do sangue.
O Diafragma é um dos músculos mais importantes para a respiração, a contração do diafragma alonga os pulmões (inspiração), e a compressão do abdome eleva o diafragma causando a expiração, mas nosso organismo ainda conta com outros músculos para fazer essa tarefa.
No decorrer desse trabalho falaremos sobre a função dos órgãos mais importantes e sua