SISTEMA RESPIRATÓRIO
CURSO DE NUTRIÇÃO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
DANIELA VIVIAN CARVALHO
Sinop - MT
2014
DANIELA VIVIAN CARVALHO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Trabalho Acadêmico Orientado apresentado a disciplina Anatomia do Curso de Nutrição da Faculdade de Sinop - FASIPE, como requisito para a obtenção de nota no bimestre.
Professora da Disciplina: Profa. Dra. Naira Neves Brito
Sinop - MT
2014
1. INTRODUÇÃO
A respiração é uma das características essenciais dos seres vivos. Resume-se na absorção pelo organismo de oxigênio, e a eliminação gás carbônico resultante das oxidações celulares. O ar chega e sai dos pulmões através de um sistema de órgãos que apresentam funções diversas. Esses órgãos são, na sequência, nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios.
SISTEMA RESPIRATÓRIO: ESQUEMA GERAL
2. CONCEITO
Em qualquer forma que se apresente, a respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente, consiste na absorção pelo organismo, de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante de oxidações celulares.
3. DIVISÃO
Didática e funcionalmente, o sistema respiratório pode ser dividido em duas partes:
a) porção de condução;
b) porção de respiração.
À primeira porção pertencem órgãos tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado a porção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar expirado, eliminando o CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e traquéia, órgãos que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar (aeríferos). Acima destes, situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores aeríferos. Assim, a laringe é também o órgão responsável pela fonação; a faringe está relacionada com o sistema digestivo, parte dela servindo de tubo condutor de alimentos; e o nariz apresenta porções que cumprem função