cultura da uva
Sociedade Cultural e Educacional de Garça
TRABALHO SOBRE A CULTURA DA UVA (Vitis sp.)
Discentes: DANIEL GRANDE
Garça/SP; Novembro 2014
1. INTRODUÇÃO
A classificação botânica dos vegetais, como o caso da videira, agrupa as plantas dentro de um sistema baseando-se em suas características morfológicas, suas relações genéticas e semelhanças. Sua classificação fica: ORDEM: Ramnidea FAMÍLIA: Vitacea SUBFAMÍLIA: Ampelidea GÊNERO: Vitis SUBGÊNERO: Euvitis ESPÉCIES: Vitis vinifera, V. rupestris, V. aestivalis, V. labrusca, V.riparia, V. cinérea.
A videira ainda pode ser mais detalhadamente classificada como:
Angiosperma: planta com semente dentro do fruto, dotada de flores, que pertencem ao grupo das:
Cormófitas: plantas com raiz, talo e folha;
Divisão espermatófito: planta com flor e semente, cuja reprodução é feita por sementes;
Classe das dicotiledôneas: plantas com dois cotilédones, que originam as primeiras folhas;
Ordem Ramnales: plantas lenhosas com um ciclo de estames situados dentro das pétalas
Família das Vitáceas: plantas dicotiledôneas que possuem flores com corola de pétalas soldadas na parte superior e de prefloração valvar, com cálice pouco desenvolvido, gineceu bicarpelar (órgão feminino com carpelos, , ou tecidos concrescidos que forma o fruto) e bilocular (possui duas cavidades), com fruto tipo baga.
A morfologia vegetal estuda a forma e estrutura das plantas, congrega o estudo de partes e órgãos e suas funções.
O sistema radicular tem como funções a fixação da planta ao solo e criação de reservas, função essa mecânica, desempenhado, sobretudo, pelas raízes grossas, é através destas que a água e os nutrientes são encaminhados para a parte aérea da planta, já a captação da água e nutrientes é feita pelas raízes finas, que quanto mais profundas estiverem, maior é a capacidade das videiras para resistir à seca, o que